sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Importância do Uso da Pontuação

Os pontos são importantes, pois são eles que indicam a sua expressão numa frase e é a impressão que se vai causar em quem lê ou escuta.

São eles, os mais conhecidos e muitas vezes usados de maneira incorreta:

    - Ponto final, de afirmação ou negação ( . )
    - Vírgula ( , )
    - Ponto e vírgula ( ; )
    - Reticências ( ... )
    - Exclamação ( ! )
    - Interrogação ( ? )

Vejamos uma pequena explicação, usando uma redação para ilustrar estes sinais de pontuação.
As vírgulas são pequenas pausas na frase que, de fato, devem ser empregadas de maneira correta, mas, se você perceber, numa locução, as pausas se fazem presentes exatamente onde as vírgulas estão sendo usadas nesta oração (basta ler de novo, porém em voz alta para fazer o teste); podendo ser substituídas algumas vezes por ponto e vírgula, quando existir uma pausa maior ou uma mudança dentro do mesmo assunto; ou ainda por ponto final, quando chega um ponto em que se tem uma conclusão e já se tornou cansativo falar sobre.
As reticências? Ah... As reticências! Como disse o sábio Mario Quintana: As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho. Entendeu? Se não entendeu, então vai...
Pesquisar... Pesquisar é excelente! Como eu amo pesquisar! E é assim que se usa a exclamação. Quando você clama ou reclama, você exclama. Para enfatizar também serve. Mas cuidado! Se expuser muito sua “clamação” pode se tornar um chato de tanto exclamar, ou reclamar.
A interrogação é sem dúvida a pontuação mais fácil. Precisa dizer mais alguma coisa? 
Pontuar errado é tão errado quanto escrever errado. E aqui eu errei de tanto repetir a palavra “errado” numa mesma frase. Mas alguns erros até passam. O importante é se fazer entender. 
A Língua Portuguesa não é chata. É rica! E riqueza foi feita para usar.
Você aguenta uma pessoa falando na sua orelha sem parar? Chega uma hora que você, não entendendo mais nada, alerta essa pessoa: Ei, calma! Fala devagar... Para, respira e continua. 
Na escrita é da mesma forma. Para se fazer entender no papel, comece pontuando certo. Lembre-se da pessoa falando na sua orelha sem parar... E escreva seguindo o alerta: Pare, pense e continue. Pare, pense e continue...
Responda as questões abaixo. Quando terminar envie um e-mail para pastormarciomartins73@hotmail.com pedindo o gabarito das respostas desse exercício. Após verificar as respostas e analisar as questões que errou prossiga com seus estudos. Fonte: http://pensador.uol.com.br/frase/OTMwNTgx/

Exercícios Sobre Pontuação
1) A frase em que deveria haver uma vírgula é:
    a) Comi frutas e legumes.
    b) Comprei batatas bananas e pastéis.
    c) Ela tem lábios e nariz vermelhos.
    d) Não limparam a sala.

2) Indique o erro de pontuação:

    a) Diga-me quantas horas são?
    b) Dorme, que eu penso.
    c) Os soldados agacharam-se, e ele saltou.
    d) As nuvens, as folhas, os ventos não são deste mundo.

3) Assinale a pontuação errada:

    a) Falei com ele com tanta segurança, que nem discordou de mim.
    b) Porque falei com ela, para mim não há mais dúvidas.
    c) Falei com ela que eu, estaria aqui cedo hoje se tudo corresse bem.
    d) Falei ao chefe que, se o plano corresse bem, estaríamos salvos.

4) Assinale a alternativa que apresenta redação CORRETA em relação à pontuação.

    a) O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do    desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.

    b) O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego mas, por si só, também, não é suficiente, para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.

    c) O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças, do desemprego mas por si só também não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais.

    d) O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e, nem as disparidades sociais.


5) A pontuação está inteiramente adequada na frase:

    a) Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.

    b) Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.

    c) Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.

    d) Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas ideias de seu tempo?


6) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

    a) A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas.
    b) A vida como a antiga Tebas tem, cem portas.
    c) A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas.
    d) A vida como a antiga Tebas, tem cem portas.


7) Assinale o período de pontuação correta:

  a) Se alguém vier com perguntas a que você não sabe responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.

  b) Se alguém, vier com perguntas a que você não sabe, responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.

  c) Se alguém vier, com perguntas a que você não sabe responder será, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.

 d) Se, alguém vier com perguntas, a que você não sabe responder, será, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.


8) Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação correta.


 a) Em um estado com área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o segundo maior da Federação brasileira, e com 20% da população - de 7 milhões de habitantes - na capital, já destituída de função produtiva de significação, o tema da redivisão territorial deveria ser fundamental. Mas, contrariando a lógica e o bom senso, isso não ocorre no Pará.

  b) A eventualidade do retalhamento do estado, para a formação de novos estados emerge apenas episodicamente. Quando surge, é tratada como urgência e emergência. Uma vez cessado o risco de mudança, a letargia devolve, o tema, quase à estaca zero, ao ponto de partida.

 c) À semelhança de quase toda a elite local a imprensa se assustou, mais uma vez com a possibilidade de desmembramento do Pará. Em vez de examinar o problema racionalmente, a mídia, simplesmente se danou a dar gritos de alerta, e a bradar contra a ameaça.

  d) O mote fundamental da posição contrária ao desmembramento do estado é congênito: quem nasceu no Pará atual, não quer morrer em um Pará diferente. Dificilmente razão desse porte, conseguirá deter o avanço da reivindicação e da mobilização, pela criação de novos estados dentro do que hoje, é área única do Pará.



9) Assinale a alternativa em que o trecho - No entanto, quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. - reescrito, encontra-se corretamente pontuado.

    a) No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.

    b) Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.

    c) No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.

    d) Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente.



10) Quanto ao uso da vírgula nos trechos abaixo, assinale a opção que apresenta justificativa de emprego INCORRETA.

  a) "Hoje, essa visão..." - para separar o adjunto adverbial deslocado.

    b) "começa a perder força, já que as empresas..." - para separar a oração subordinada da principal.

  c) "afirma Maria Carlota Boabaid, pedagoga e mestra em Administração de Empresas," - para isolar o aposto.

Para Corrigir Faça o Download
https://sites.google.com/site/ibcdeolimpia/Tarefa%203%20-%20Gabarito%20Morfologia%2020%20Quest%C3%B5es.pdf?attredirects=0&d=1
http://ibcportugues.blogspot.com.br/2013/08/questoes-de-morfologia.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário