terça-feira, 27 de agosto de 2013

Qual a Importância do Português no Estudo Teológico?

Introdução

Talvez você esteja se perguntando, por que começar meus estudos bíblicos com esse módulo de português. Para responder essa pergunta, abaixo estão as respostas de alguns professores e colaboradores do Instituto Bíblico Central Online.

"Em minha opinião o domínio da língua é de suma importância, pois, nossa língua é rica e ampla, com vários significados e significantes, uma palavra pode conter vários significados dependendo do contexto e uma mesma escrita possui vários sinônimos e ainda temos as variações regionais e culturais. Para melhor fazer-se entender, interpretar e ensinar, começar aprendendo a língua portuguesa é um passo não apenas sábio, mas preciso". - Silvia R. Feitosa (Professora de Língua Portuguesa) 

"Qual a importância...? Somos intérpretes de um texto que possui classes morfológicas, sintaxe, etc. Uma compreensão e uso melhor destas coisas vai ser como um prumo nas mãos de um pedreiro, como um bisturi para um cirurgião, como uma chave de fenda nas mãos de um eletricista. A compreensão do nosso idioma certamente é parte muito importante nesta obra. Os que se aplicarem poderão compartilhar os benefícios". - Pr. Cleyton Maciel.

"Não é preciso ser pastor ou missionário para comunicar o evangelho. Jesus deu a grande comissão à Igreja, sendo assim a responsabilidade de comunica-lo bem é de todos os filhos de Deus e para isto é preciso conhecê-lo e transmiti-lo de forma correta. Cabe aqui um testemunho; conheci um casal que não ficou em uma igreja porque o pregador (comunicador) cometia erros gritantes em sua fala; disseram-me: "- Pastor, não teve como ficar lá, dava coceira nos ouvidos". Portanto, penso que pelo menos o mínimo do idioma (português) deve ser dominado, para que haja uma boa comunicação do evangelho - daí a importância". - Pr. Márcio Trindade.

"Certo amigo pastor costuma bricar assim: 'Nois somo altoridades, o português nois fala e o ingrês nois dis' Para que um aluno de teologia possa tirar proveito dos seus estudos será imprescindível que conheça sua língua. Todos os ramos da teologia são interpretativos, e para isso necessitamos do português. Uma vírgula pode comprometer o sentido de uma frase, quanto mais as formas verbais. Creio que será um bom começo com 'português'" -Pr. Ronaldo Júnior.

"Assino embaixo do que os outros disseram. Apenas acrescentaria que aquele que escreve bem, pensa bem. Saber se expressar com exatidão gramatical é um dos sinais de uma mente afiada. De fato, a gramática era um dos elementos fundamentais da educação clássica. Os outros dois eram retórica e lógica". - Mark Swedberg.

"Português (através da Bíblia) não há conteúdo mais interessante do que este. Sou apaixonada por Língua Portuguesa e amo a Bíblia. Conhecê-la foi a maior descoberta da minha vida. A Palavra de Deus é o manual perfeito para qualquer assunto. Em relação à Língua Portuguesa, a Bíblia é cheia de recursos linguísticos incríveis. Aprender qualquer idioma sem ela deve ser muito mais difícil. Os alemãs sabem de sua importância, pois a tradução da Bíblia para o alemão contribuiu para aumentar o nível de alfabetização. Se eles sabem disso, o que diremos nós? Amamos a Bíblia, porque é o Verbo de Deus. Não preciso dizer mais nada". - Edna Solange do Nascimento (Professora de Língua Portuguesa) 

"Atualmente, as igrejas investem cada vez mais nos treinamentos de seus líderes, investem em cursos, palestras etc. Mas, pouco se fala de nosso idioma. Entretanto, se não houver domínio do idioma pátrio, o resultado final será pouco satisfatório". - Wedson Zacarias.

"O saber expressar-se na forma escrita é indispensável para qualquer pessoa, ainda mais, no caso de líderes. Expor seus pensamentos no papel é um dom, porém mesmo aqueles que não tem esse dom natural, podem aprender a escrever de modo simples e compreensivo conhecendo as regras de nossa Língua Portuguesa. E no caso de iniciar um curso de Teologia com ela, para mim, foi uma surpresa e no mesmo tempo uma grande ideia. Parabéns ao idealizador do curso e que Deus na Pessoa de Jesus Cristo continue abençoando a todos". - Efraim de Souza Moraes.

Creio que com essas considerações é possível entender o motivo pelo qual cremos na necessidade de se começar os estudos com esse módulo de português. Agora é sua vez, sua primeira tarefa é deixar um comentário abaixo desse post respondendo a mesma pergunta: Qual a Importância do Português no Estudo Teológico?

http://ibcportugues.blogspot.com.br/2013/08/portugues-instrumental-tarefa-1.html

40 comentários:

  1. Saber interpretar, para se comunicar é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe era professora e sempre me ensinou a importância de estudar e dominar a língua portuguesa, e se como cidadão já é de tamanha importância imagina como um estudioso das Escrituras? abraço e paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é muito importante,Eu sou Boliviano e quero aprender

    ResponderExcluir
  4. O domínio da língua portuguesa é fundamental para um bom entendimento da escrita e fala.

    ResponderExcluir
  5. Ao dominar nossa língua abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios e, assim alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo,

    ResponderExcluir
  6. O entendimento da língua é fundamental, uma vez que utilizamos essa versão da bíblia. Se não há uma clara compreensão, coisas importantes que Deus quer nos passar através das escrituras podem passar desapercebidas. Vírgulas, pontos, pronomes, advérbios... Tudo isso pode comprometer o entendimento da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Acho muito importante pois, é através de uma boa comunicação seja ela verbal ou escrita que alcançaremos as almas que o Senhor nos enviara.

    ResponderExcluir
  8. É de suma importância saber o português, pois é através dele que nos comunicaremos evangelizando as almas e trazendo-as à Cristo.

    ResponderExcluir
  9. O estudo teológico é baseado em textos sagrados, modo em que todas as coisas nos são reveladas pelo Senhor. "Quando oramos, falamos com Deus; quando lemos os textos sagrados, é Ele quem fala conosco." Portanto, a importância do domínio da língua, que no nosso caso é o Português, torna-se o único meio de aventurar-se nos ensinamentos divinos, sem tropeços, enganos ou manipulação de terceiros. É por meio de um bom domínio da língua que se pode entender a essência das mensagens que os textos trazem.

    ResponderExcluir
  10. O conhecimento do idioma é imprescindível para o entendimento e comunicação da mensagem.

    ResponderExcluir
  11. O conhecimento do idioma é imprescindível para o entendimento e comunicação da mensagem.

    ResponderExcluir
  12. Nossa língua portuguesa é rica e bela. A bíblia é o mais nobre manual de vida, fé e conduta.E por meio da comunicação podemos levar pessoas das mais diferentes classes sociais ao amor de Deus expresso na cruz de Cristo. Comunicar bem é preciso!

    ResponderExcluir
  13. Nossa língua portuguesa é rica e bela. A bíblia é o mais nobre manual de vida, fé e conduta.E por meio da comunicação podemos levar pessoas das mais diferentes classes sociais ao amor de Deus expresso na cruz de Cristo. Comunicar bem é preciso!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Saber interpretar um texto e falar de maneira que seja inteligível a todos é fundamental em qualquer situação da vida e não seria diferente àquele que tem por objetivo ensinar a palavra de Deus, seja em evangelização pessoal, seja de púlpito. Portanto, creio que quanto mais tivermos domínio de nossa língua pátria, mais fácil será para nós falarmos as maravilhosas verdades de nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Ao nos comunicar com as pessoas na maior parte do dia, usamos a oralidade e a escrita para passar ou receber qualquer tipo de informação, logo é indispensável o aperfeiçoamento da língua portuguesa no estudo da Palavra de Deus, não apenas entende-la mas interpreta-la conforme o Espirito nos direciona e de forma com que as pessoas entendam a Palavra deve ser repassada.

    ResponderExcluir
  17. Seria repetitivo dizer aqui o que todos já disseram. Resumindo, todas as outras disciplinas pressupõem ler materiais didáticos para aprendê-las, em algums você tem que treinar o discurso, e portanto o falar bem; em suma, se não conhecer bem a língua pátria, fica difícil evoluir em qualquer disciplina do conhecimento humano, seja relacionado à teologia, como aqui, ou em qualquer outro ramo.

    ResponderExcluir
  18. Fundamental, pois se não houver um bom conhecimento da língua pátria ninguém conseguirá fazer uma boa interpretação da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  19. Como entender a palavra de Deus se não compreendemos o nosso próprio idioma?

    ResponderExcluir
  20. Saber se comunicar de forma correta é fundamental, e é ainda mais fundamental saber a comunicação correta na hora de ministrar a palavra de Deus, tendo cuidado para que não aconteça o que foi mencionado no texto, de se ouvir alguém ministrando a palavra de forma tão incorreta que os ouvidos comecem a doer

    ResponderExcluir
  21. Saber ler,interpretar e passar tudo isso de modo que a outra pessoa entenda, é comunicação. Um bom domínio da nossa língua é essencial.

    ResponderExcluir
  22. Saber o português é fundamental para ler e escrever de forma correta e se comunicar, dando mais credibilidade naquilo que é ministrado com clareza.Sei que a língua é bastante complexa mas é necessário sempre estar em busca de melhorar.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O português é minha língua mãe, seria impossível pensar em estudar qualquer coisa sem tê-lo por base. Se quer uma receita de bolo pode ser aprendida corretamente sem o auxilio do português.

    ResponderExcluir
  25. É importante pelo fato de termos uma boa interpretação do texto, um bom vocabulário,se em outros cursos e áreas da nossa vida precisamos do português, na teologia não é diferente.

    ResponderExcluir
  26. sem duvida será muito proveitoso, começar estudando o nosso português.

    ResponderExcluir
  27. APRENDER A FALAR CORRETAMENTE A MINHA LÍNGUA É ALGO FUNDAMENTAL PARA O MEU CRESCIMENTO COMO CRISTÃO.

    ResponderExcluir
  28. Comunicar bem alcança os objeitos de uma comunicação efetiva.

    ResponderExcluir
  29. A interpretação depende de um entendimento da língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  30. O saber expressar-se na forma escrita é indispensável para qualquer pessoa, ainda mais, no caso de líderes. Expor seus pensamentos no papel é um dom, porém mesmo aqueles que não tem esse dom natural, podem aprender a escrever de modo simples e compreensivo conhecendo as regras de nossa Língua Portuguesa. E no caso de iniciar um curso de Teologia com ela, para mim, foi uma surpresa e no mesmo tempo uma grande ideia. Parabéns ao idealizador do curso e que Deus na Pessoa de Jesus Cristo continue abençoando a todos.
    Efraim de Souza Moraes

    ResponderExcluir
  31. Fundamental para passar a palavra de forma correta de acordo com a real vontade de Deus,pois Deus condena os que mudam sua palavra, assim quero conhece-la cada vez mais tanto pra mim quanto para as demais pessoas, na nossa missão de levar o evangelho.

    ResponderExcluir
  32. É de suma importância para o conhecimento da Bíblia e a comunicação desse a outras pessoas.

    ResponderExcluir
  33. O conhecimento da língua pátria é fundamental para a interpretação dos estudos bíblicos, por isso é importante o estudo da língua portuguesa!

    ResponderExcluir
  34. É muito importante para interpretar os textos bíblicos!

    ResponderExcluir
  35. Qual a Importância do Português no Estudo Teológico?

    Muitíssimo importante, nossa língua é riquíssima. Quem fala bem, escreve bem e entende bem.
    Começando agora. há muito tempo conheço o curso, mas nunca tive coragem de começar. Creio que chegarei até o final.

    ResponderExcluir